Óleo para Compressor Parafuso

Óleo para Compressor Parafuso

Por que os compressores de ar de parafuso precisam de óleo? 

Os compressores de ar de parafuso utilizam uma quantidade significativa de óleo em sua carcaça do rotor. O óleo é combinado com o ar durante a fase de compressão e é removido do ar comprimido quando a fase termina. O que torna o óleo de compressor de ar tão importante que é usado em abundância é discutido nos pontos abaixo:
  • Lubrificação: O óleo lubrifica várias partes móveis do compressor. A lubrificação tende a minimizar o atrito nas partes móveis que, por sua vez, retarda a falha das peças.
  • Resfriamento: O óleo para compressor de ar de parafuso resfria a temperatura de diferentes partes do compressor absorvendo a energia térmica do ar comprimido quente.
  • Proteção do equipamento: A lubrificação por óleo faz com que uma fina camada protetora seja formada em cima de diferentes peças. Essa camada protege o equipamento de vários efeitos prejudiciais, como ferrugem e corrosão, abstendo-se de entrar em contato com água ou qualquer outro material corrosivo. Junto com isso, o óleo do compressor de ar inclui diferentes aditivos que prolongam o processo de oxidação e, portanto, o processo de formação de ácido.
  • Tempo de vida: Os efeitos combinados de lubrificação e aditivos causam problemas como atrito, desgaste, calor excessivo, ferrugem, corrosão a serem reduzidos e atrasados e isso faz com que a vida útil das peças dentro de um compressor de ar de parafuso seja aumentada significativamente.

Que tipo de óleo para compressor de ar de parafuso é adequado?

Os óleos para compressor de ar parafuso vêm em diferentes tipos; MINERAL, SINTÉTICO E SEMI SINTÉTICO cada um com propriedades químicas diferentes. Para escolher qual é o adequado para o seu compressor, geralmente é recomendável que verifique o manual e os detalhes da garantia para determinar o óleo correto. 

Se o fabricante aconselha o uso de um determinado óleo, deve-se sempre preferir levá-lo para o seu compressor. Isso ocorre porque o fabricante realiza vários testes teóricos e físicos e conhece a melhor composição química necessária do óleo para o desempenho ideal do compressor de ar de parafuso específico.

Com que frequência se deve trocar o óleo do compressor de ar de parafuso?

Após um período de tempo especificado, o óleo começa a ficar contaminado e pode começar a ser destrutivo para o compressor. Portanto, é importante substituir o óleo do seu compressor após um determinado período de tempo.
A frequência com que o óleo do compressor de parafuso deve ser substituído é indicada em um determinado cronograma de manutenção de serviço fornecido pelo fabricante do compressor. É altamente recomendável seguir esse cronograma, pois os intervalos de manutenção podem variar drasticamente de compressor para compressor e também o tipo de óleo (mineral, sintético, semi sintético) que está no compressor.

Como regra geral, os óleos de base mineral são para 1000 horas, óleos de base semi sintéticos são para 4000 horas e sintéticos são para 8000 horas. 

Como trocar o óleo do compressor de ar de parafuso?


As orientações para a troca do óleo do compressor de ar parafuso são fornecidas no manual do compressor. O guia é extenso, mas de fácil compreensão e, portanto, é altamente recomendável seguir as etapas.

Em termos básicos, o processo de troca de óleo para um compressor de ar de parafuso é algo assim:
  1. Limpe a área próxima ao tanque do compressor e filtro de óleo para evitar contaminação.
  2. Remova o bujão de drenagem de óleo e esvazie o óleo antigo em um recipiente suficientemente grande.
  3. Depois que o óleo antigo for completamente removido, aperte o bujão de drenagem de óleo e remova o filtro de óleo.
  4. Limpe adequadamente a superfície de vedação da gaxeta na frente do tanque.
  5. Aplique uma fina camada de óleo de compressor na junta de borracha do novo filtro de óleo.
  6. Coloque o filtro no bocal rosqueado e gire até que a junta toque a superfície de vedação do tanque. Aperte adequadamente o filtro para que fique completamente assentado na junta.
  7. Remova a tampa de enchimento do tanque e comece a derramar lentamente o óleo do compressor dentro do tanque. Certifique-se de mantê-lo firme para evitar derramamentos.
  8. Pare de adicionar assim que o óleo atingir a marca “MAX”.
  9. Coloque a tampa de enchimento de volta e aperte-a. Ligue o motor e certifique-se de que não há vazamentos de óleo.
A ALKALLIS BRASIL  é uma empresa referência no segmento de desenvolvimento e fabricação de óleos industriais, produtos domissanitários e especialidades químicas.

Conheça os tipos de óleo para compressor fabricados e comercializados pela ALKALLIS BRASIL, veja no link abaixo:
Óleo para Compressor