Óleo Isolante Para Transformador

Óleo Isolante Para Transformador
O presente artigo aborda os óleos vegetais com potencial de utilização no setor elétrico. Bem como Óleo Isolante para Transformador e outras utilidades.

Os óleos minerais isolantes são os fluidos mais utilizados para isolação elétrica e transferência de calor em transformadores, capacitores, disjuntores e buchas. Suas características técnicas foram apuradas ao longo do século 20 para atender às exigências do setor elétrico. Os líquidos isolantes atuam geralmente em duas áreas, ou seja, a refrigeração e isolação do transformador.

 Os líquidos isolantes fazem parte do isolamento elétrico e conduzem o calor do núcleo para a periferia, pois apresentam como finalidade o isolamento e a refrigeração do equipamento. Como os óleos minerais ainda representam uma excelente solução custo versus benefício, o seu desempenho ambiental deve ser considerado.

No aspecto do desenvolvimento sustentável, a busca de produtos ecológicos como alternativa deve levar em consideração a sua origem não fóssil. Portanto, o óleo vegetal pode ser a solução adequada para problemas ambientais, de segurança, de saúde que podem reduzir os custos de produção do equipamento. Alguns óleos vegetais isolantes atendem os requisitos técnicos dos líquidos isolantes convencionais. A sua elevada biodegradabilidade e a toxicidade são outras qualidades que fazem dos óleos naturais interessantes matérias-primas para o desenvolvimento de novos líquidos isolantes que atende a questão ambiental. 

Apesar de a tecnologia ser recente, O ÓLEO VEGETAL mostra-se como uma alternativa viável ao óleo mineral isolante em aplicações de transformadores elétricos. Além deste uso, outros possíveis mercados para os fluidos vegetais seriam os de capacitores, disjuntores e trocadores de calor, onde os óleos minerais ou sintéticos são atualmente utilizados. 

O óleo vegetal consiste de triglicérides, naturalmente, sintetizados por esterificação do tri-álcool, chamado glicerol, com três ácidos graxos. Os ácidos graxos são compostos por cadeias de hidrocarbonetos lineares terminados por uma função carboxílica. Estas moléculas possuem um número par de átomos de carbono (tipicamente de 8 a 22 em triglicérides) e a cadeia pode ser saturada ou principalmente mono, di e tri-insaturados.

Para atender suas diversas aplicações, fabricamos Óleo Isolante para Transformador que  possui  diferentes caracterizações dos óleos vegetais e seus derivados químicos. Os resultados dos valores especificados dos ésteres orgânicos sintéticos foram comparados com óleos minerais. As propriedades elétricas dos produtos de origem vegetal são análogas aos fluidos isolantes convencionais. Particularmente, a rigidez dielétrica do óleo vegetal é tão elevada quanto à do óleo mineral.

O ponto de viscosidade e fluidez pode ser disposto em valores apropriados. Os pontos de inflamação e fogo excedem os requisitos normativos, de longe, e são semelhantes aos de hidrocarbonetos de alta temperatura ou silicones. As propriedades térmicas (calor específico e coeficiente de expansão) também são boas. Contudo, relativamente ao transformador sua vida pode variar de 30 a 50 anos. 

Veja também ÓLEO ISOLANTE PARA TRANSFORMADOR